Tens problemas com cãibras? Aprende como evitá-las...

06-12-2009 12:13

  A cãibra é muitas vezes uma das causas que não nos deixa ficar mais tempo dentro de água, e que nos faz perder boas ondas. O vidadepatos dá umas dicas de como dar a volta à situação, para que passem a dedicar mais do vosso tempo ao vosso desporto favorito...

 

O que são cãibras?

 A cãibra é um espasmo ou contracção involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Esta pode atingir um ou mais músculos de uma vez.


 

 

 

 

 

 

Os mais comuns são:
- gémeos (batata da perna)
- Músculos anteriores e posteriores da coxa
- Pés
- Mãos
- Pescoço
- Abdómen

 

Como evitar as cãibras?


 As cãibras podem surgir por vários motivos: falta de elasticidade do corpo; falta de sódio; potássio; problemas vasculares; diabetes entre muitas outras causas…


 Para se evitar a cãibra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários. Ter uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios em dias muito quentes.

 Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir cãibras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contracções involuntárias.


 Tomar algumas precauções para prevenir a cãibra é a melhor solução. O indicado para que isso não aconteça é que você ingira bastante água, faça bastantes exercícios e reponha o sódio necessário para o dia-a-dia.


 Hidratação adequada e alongamentos frequentes, resolvem os problemas das maiorias das pessoas com cãibras.

 Faça um intervalo para descansar entre as actividades físicas, e faça uma reeducação alimentar, ingerindo bastantes alimentos saudáveis várias vezes ao dia, principalmente banana que vai ajudar muito a diminuir as cãibras.

 E caso elas apareçam, massaje a área e descanse um pouco. Lembre-se sempre de alongar muito bem o corpo, assim provavelmente elas não irão aparecer mais...

 

  Um texto da autoria do nosso colaborador Adriano Sobral.

Voltar
Vidadepatos