Resumo do primeiro dia da Taça de Portugal 2010

21-07-2010 13:33

    O primeiro dia de prova da Taça de Portugal arrancou com mar intenso e tambem com bastante publico!


cartaz do evento 

    O relógio marcava 9h30 quando os primeiros surfistas entraram no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo, dando início à edição 2010 da Taça de Portugal de Surf, a prova mais importante e ambicionada do calendário nacional de clubes, organizada pela Federação Portuguesa de Surf.

    Com ondas de 1,5 metros e um mar bastante intenso e forte, a disputa do troféu arrancou com as provas de Surf e BodyBoard seniores masculinos, um excelente aperitivo para os restantes cinco dias de competição, que termina no próximo domingo com a entrega da Taça ao clube mais pontuado.

    E se o mar não esteve convidativo para os banhistas – a bandeira amarela das primeiras horas da manhã rapidamente deu lugar à vermelha –, já os surfistas e bodyboarders que entraram em prova pela manhã debateram-se com um mar complicado, mas que ainda assim proporcionou algumas boas manobras, como o comprova as notas elevadas que os melhores atletas alcançaram.
    Impedidos de tomar banho no mar, os muitos veraneantes presentes na praia da Costa Nova, na zona dos bares Contiqui, Prefácio e Bronze, rapidamente se transformaram numa enorme plateia das manobras que os atletas em competição protagonizavam nos sucessivos heats de Surf e BodyBoard.

    Hoje o dia foi dos seniores e juniores daquelas duas categorias queimarem etapas rumo às respectivas finais e, já com o Sol encoberto por uma impenetrável muralha de nuvens, os competidores continuavam a entrar no mar e a tentar fazer o melhor pelos seus clubes.
    Na categoria de Surf Sénior dos oito atletas que alcançaram directamente as meias-finais há quatro representantes da Associação de Surf de Aveiro, demonstrando grande à-vontade no agitado mar da Costa Nova.

    Apesar da espectacularidade do Surf, foi o BodyBoard, cuja competição decorria ligeiramente mais a Sul, que resgatou maiores aplausos do muito público presente, especialmente dos muitos petizes que marcaram presença na praia em excursões escolares.

    A fim do primeiro dia de competição ainda nada está decidido, nem tão pouco se descortina favoritos à vitória final, pois apenas quando as diversas categorias forem terminando e encontrando os respectivos vencedores individuais se saberá que pontuações os respectivos clubes vão acumulando. Para já foi notória uma enorme boa-disposição e excelente camaradagem entre os diversos competidores.

    Amanhã, a competição de Surf e Bodyboard em seniores e juniores chegam ao final, estando agendados ainda o início das contendas nas categorias de Kneeboard, Surf Cadetes, Surf Juvenil e Surf Seniores e Juniores femininos e ainda Bodyboard Cadetes, Bodyboard Juvenil e Bodyboard Seniores e Juniores femininos.

    O check in para os atletas está marcado para as 8h00, com a competição a ter início meia-hora depois.

    A Taça de Portugal de Surf 2010 é organizada pela Federação Portuguesa de Surf, com o apoio local da Associação de Surf de Aveiro, o apoio institucional da CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO e o patrocínio de SUMOL, DEEPLY, PASCOAL, RTP, MEGA FM, RÁDIO TERRA NOVA E DIÁRIO DE AVEIRO.

 

 

 

Fonte: surfingportugal

Voltar
Vidadepatos