O localismo, certo ou errado?

17-05-2009 14:49

O mundo encontra-se divido em dois subgrupos de pessoas, os surfistas e os não surfistas. E os surfistas, ao contrário do que podem pensar, não são aqueles que deslizam nas ondas. O próprio conceito de surf excede a relação que existe com a actividade física.

 

Aquilo que de facto distingue o surfista do não surfista é a sua atitude espiritual. É o facto de ser alguém que entende a dimensão das coisas, que percebe a existência de qualquer coisa maior. O mar ensina-nos isso. Ensina-nos o seu poder, não como poder mas como uma força. Põe-nos no lugar, ensina-nos a humildade, ensina-nos que somos meros privilegiados, convidados para fazer parte de um acontecimento que ocorre num certo espaço, num certo tempo.

Com tantas dificuldades que a natureza nos coloca, é dificil de perceber como é que o homem se transformou numa delas. Hoje em dia a principal causa de morte do homem é o homem. É o homem pelas guerras. É o homem pelo stress. É o homem pelo estilo de vida que nos leva a mal piores, como é o caso da sida, e outro tipo de doenças que infelizmente não têm cura. 

No mundo do surf, existe dois tipos de pessoas, os surfistas e os não surfistas. O localismo não entra dentro da estrutura do surfista. O surfista não é local, pertence ao mundo, assim como a respectiva praia, que nao pertence aos surfistas. Se o mar é generoso, como podemos nós ser outra coisa?

 

 Aqui está um exemplo do que é o localismo e os seus problemas, este caso aconteceu na famosa onda, The Wedge!

 A água não é um palco de egos, é um palco de ondas. Não é um repertório de manobras, é um cenário de contemplação, que nos convida, a todos, a vestir o nosso melhor sorriso. Creio que está na hora de nós (surfistas, haoles, locais ou nativos) entender que o localismo é uma actividade criminosa interrompendo o direito de liberdade de uma pessoa, seja essa pessoa residente ou nao nessa respectiva àrea, onde a ameaça costuma acontecer.


Estão de acordo comigo? Então vou corrigir o que disse logo no inicio deste artigo, e escrever: " No mundo existem dois tipos de pessoas, os locais… e os surfistas. "

 

Boas ondas, and peace!

 

Voltar
Vidadepatos